Como evitar conflitos e reduzir perdas de clientes contábeis com o processo de climatização

Como evitar conflitos e reduzir perdas de clientes contábeis com o processo de climatização

Sabe aquele cliente que nunca envia as informações no prazo, não te atende em nenhum canal de comunicação e ainda reclama do valor do seu serviço?

Em algum momento, ele vai tomar a decisão de trocar de Contabilidade.

E você pode até comemorar o fato de passar a “bucha” para outro colega, mas não deveria. 

Afinal, essa é a consequência da falta de um processo claro na sua empresa para construir uma relação sadia com o cliente, de forma que ele dê valor ao seu trabalho e sequer cogite a possibilidade de buscar um novo contador.

Mas como educar o cliente a respeitar e valorizar o trabalho do contador?

Por incrível que pareça, existe um procedimento simples e capaz de educar e “colocar na linha” até mesmo os clientes mais desafiadores.

É o método que chamamos na CF Contabilidade de “Climatização do Cliente”, que deve ser iniciado antes mesmo do fechamento do contrato.

Neste processo, buscamos envolver colaboradores de nível gerencial e operacional da empresa-cliente para alinhar as expectativas em relação a prazos e qualidade das informações prestadas.

Mas não fazemos isso simplesmente enviando um documento cheio de regras frias que não serão lidas, e muito menos respeitadas.

Nós buscamos, de fato, nos conectar com essas pessoas que vamos lidar no dia a dia, ter empatia pelos seus desafios e revelar a elas com clareza cada etapa do nosso trabalho e as consequências dessas rotinas não serem respeitadas.

Isso mostra nosso profissionalismo e comprometimento em levar segurança ao nosso cliente.

Como consequência, dificilmente a equipe repetirá falhas no dia a dia que prejudiquem a nossa relação, fazendo essa empresa sequer cogitar a possibilidade de trocar de Contabilidade.

7 benefícios de implantar um processo de Climatização do Cliente no seu escritório contábil

  1. Redução de conflitos e desentendimentos no dia a com seu cliente
  2. Aumento da satisfação e retenção de clientes 
  3. Aumento da produtividade da equipe interna no processamento das informações
  4. Novas oportunidades de indicação geradas pelos próprios clientes
  5. Eliminação de riscos de “culpa retroativa” em relação à Contabilidade anterior
  6. Possível aumento no valor dos honorários, adicionando serviços complementares
  7. Reconhecimento do cliente em relação ao valor justo dos serviços

Parece fácil, mas eu sei que não é

Eu sei que esse não é um processo tão simples de ser colocado em prática, principalmente com os clientes antigos.

Nós mesmos levamos tempo na CF Contabilidade para encontrar um modelo ideal de climatização e estamos sempre o aprimorando.

Mas foi graças a esse esforço em melhorar o processo de entrada dos clientes, que chegamos a uma retenção de mais de 95% de clientes nos últimos seis anos.

Fonte: Edilson Junior é CEO da CF Contabilidade, vice-presidente do Interior do CRC-RJ e diretor financeiro-administrativo da ABF-RJ

Fonte: https://www.contabeis.com.br

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