Após duas semanas de instabilidades para acessar o Cadastro Número de Identificação Social (CNIS) na Conectividade Social, a funcionalidade voltou a operar nesta sexta-feira (25).
É por meio dessa ferramenta que os empregadores cadastram o Programa de Integração Social (PIS) de seus funcionários de forma online para conceder direitos trabalhistas.
O número também é utilizado para o registro de admissões no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .
E ainda, para o cálculo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) .
No entanto, de acordo com usuários do fórum do Portal Contábeis, ao acessar a funcionalidade surgia a seguinte mensagem de erro: Service Unavailable – The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
Ou seja, o sistema apontava que estava impossibilitado de atender a solicitação devido a problemas de capacidade.
Nesses casos, é necessário reportar o problema à Caixa Econômica Federal, que é quem faz a gestão do sistema.
No caso de registro de admissões no eSocial, uma alternativa é transmitir as informações sem o PIS e depois, realizar a respectiva correção.
Vale lembrar que com a entrada em vigor do FGTS Digital, em janeiro de 2024, o número do PIS será substituído pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), o que deve evitar transtornos aos profissionais responsáveis pelo Departamento Pessoal (DP).
Na próxima terça-feira (29), o Portal Contábeis realizará um evento online e gratuito para abordar todas as mudanças do FGTS Digital. Clique aqui para se inscrever.