Confira quais benefícios podem ser concedidos para funcionários

Confira quais benefícios podem ser concedidos para funcionários

Garantir benefícios aos funcionários pode ser uma boa alternativa para reter talentos, manter a equipe motivada e criar um ambiente saudável que favoreça resultados cada vez mais positivos.

No entanto, é essencial compreender a diferença entre os benefícios obrigatórios e não obrigatórios e como implementá-los, visto que abrange diversas categorias. Confira.

Categorias de benefícios para funcionários

Os benefícios representam vantagens oferecidas aos colaboradores de uma empresa, servindo como uma ferramenta poderosa para a retenção de talentos. Esses benefícios podem ser classificados nas categorias abaixo.

Obrigatórios

Todo trabalhador contratado possui direito a benefícios garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) , conhecidos como benefícios obrigatórios ou encargos sociais/trabalhistas. Estes devem constar na folha de pagamento e incluem:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Horas extras (se aplicável);
  • Licenças;
  • Repouso semanal remunerado;
  • Adicional de férias;
  • Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ;
  • Vale-transporte;
  • Entre outros.

Segundo a legislação, esses benefícios são direitos dos trabalhadores, e a não oferta pode resultar em multas e indenizações substanciais. Portanto, gestores devem estar preparados financeiramente para cumprir essas obrigações.

Não obrigatórios

Além dos benefícios obrigatórios, existem os não obrigatórios, como vale-alimentação/refeição, horários flexíveis, plano de saúde, plano odontológico, auxílio-creche/estudo, entre outros. 

Muitas empresas concentram-se apenas nos benefícios obrigatórios devido aos custos adicionais envolvidos na oferta de novos benefícios.

No entanto, adotar estrategicamente benefícios não obrigatórios pode multiplicar resultados, proporcionando motivação, melhor saúde dos colaboradores, aumento da produtividade, ambiente de trabalho mais agradável, redução de ausências e rotatividade, além de gerar vantagens competitivas. 

Tais benefícios também são vitais para atrair e reter talentos, colaboradores produtivos e alinhados com a cultura organizacional. Ao investir no bem-estar dos funcionários, a empresa consegue alcançar resultados superiores em menos tempo, satisfazendo clientes e criando um ambiente positivo.

Ao escolher os benefícios, é preciso se concentrar em três áreas: assistência pessoal, desenvolvimento profissional e oportunidades adicionais. 

Além disso, inclua os funcionários na decisão dos benefícios, comunique claramente as opções disponíveis e reveja regularmente a eficácia.

Fonte: https://www.contabeis.com.br

Veja Também

A sustentabilidade registrada

A sustentabilidade registrada

Em ano de COP29, em Baku, e G20, no Rio de Janeiro, ambos eventos ocorrendo quase que simultaneamente durante este mês de novembro, nada mais salutar e oportuno do que a aprovação da Norma...

ler mais