O mercado de contabilidade no Brasil é um dos mais concorridos, especialmente em um mundo que ainda está se recuperando de uma pandemia devastadora. Mais do que nunca os serviços da área são necessários, o que faz com que novos escritórios surjam e aumentem a competitividade por clientes.
Ou seja: é preciso se destacar. O primeiro passo é oferecer serviços de qualidade, mas isso de nada adianta se clientes em potencial não são alcançados pela empresa. A partir do primeiro contato fica mais fácil a fidelização, mas tudo depende do primeiro esforço, quando o público-alvo não o conhece.
Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 8 dicas úteis para escritórios de contabilidade que estão em busca de clientes nos espaços online e offline. Esses conselhos variam bastante e podem ser mais ou menos indicados para cada escritório, mas todos trazem resultados notáveis às empresas.
8 dicas práticas para conseguir mais clientes na contabilidade
Todas as dicas abaixo requerem uma boa dose de autoconhecimento em relação ao escritório de contabilidade, desde os serviços oferecidos até o público-alvo que deseja alcançar. Feitas as reflexões, você saberá a melhor maneira de colocar conselhos em prática na jornada por clientes para o negócio.
1 – Faça uma boa apresentação do escritório
O ato de gravar uma apresentação para o escritório contábil é um dos mais recomendados para a captação de novos clientes, levando em conta o aspecto profissional e informativo. Aqui nós falamos do desenvolvimento de uma apresentação no Microsoft PowerPoint e a gravação da tela que o exibe.
O Wondershare Filmora é um software que oferece ferramentas interessantes nesse sentido, sendo uma alternativa recomendada. Em todos os casos, é preciso que exista preocupação com o conteúdo da apresentação, visando captar o cliente tanto pelos aspectos visuais, quanto pela mensagem em si.
Descreva a empresa, os serviços que são oferecidos, possibilidades de orçamento e honorários, serviços que não estão inclusos nos planos e outros. Se julgar necessário, pode criar mais de uma apresentação, separando de acordo com o tipo de cliente (pessoa física ou jurídica) sobre o qual fala.
2 – Vá onde o seu público está
Não existe maneira mais eficaz de conseguir clientes do que visitar os espaços em que eles transitam. Isso, porém, requer sutileza, levando em conta que um marketing mais agressivo pode ter o efeito oposto. É preciso surgir como uma alternativa atraente para problemas contábeis que o cliente vive.
Isso pode ser feito, entre outras coisas, com a análise do perfil do seu público-alvo e a base de usuários das principais redes sociais. O TikTok, por exemplo, é formado majoritariamente por um público mais novo; enquanto o LinkedIn observa usuários um pouco mais velhos. O espaço “ideal” será variável.
3 – Entregue um diferencial
Como citamos logo no começo do texto, o que não faltam no Brasil são escritórios de contabilidade, de modo que a sua empresa precisa oferecer algo que outras não oferecem. Não existe uma resposta “óbvia” aqui, já que tudo depende dos tipos de serviço que fornece e do público-alvo que procura.
Pode ser interessante associar o diferencial aos valores do negócio, trabalhando um segmento específico do mercado. Serviços de contabilidade para jovens profissionais, por exemplo, é um espaço novo e promissor. A partir daí, pode-se guiar estratégias de marketing inovadoras e direcionadas.
4 – Tenha uma identidade visual forte
Especialmente nos espaços online, usuários são imediatamente atraídos por elementos visuais. Não é à toa que empresas como o Nubank e a Coca-Cola utilizam cores como parte indispensável de sua identidade. O roxo e o vermelho se tornaram praticamente sinônimo dessas duas marcas fortes.
É importante que clientes possam identificar o logotipo do escritório de contabilidade mesmo de relance, o que é um desafio. E vale dizer que isso não se restringe ao ambiente online: a identidade visual de um negócio inclui também espaços físicos, o que exige investimentos planejados e práticos.
5 – Desenvolva estratégias de marketing online e offline
Pegando o parágrafo anterior como gancho, nós chegamos até as estratégias de marketing. Em um primeiro momento, pode parecer que todo o foco da busca por clientes é online, mas isso não é verdade. Embora essa seja talvez a maior parte do negócio, não se pode ignorar os espaços offline.
Colocar em prática boas estratégias de marketing pede pesquisas e a utilização de ferramentas adequadas, como o Wondershare Filmora, mencionado anteriormente. Quanto mais direcionados forem esses esforços, maior será o retorno após a aplicação de boas estratégias de marketing.
6 – Estabeleça relações com o mercado e outras empresas
Não somente os profissionais individuais precisam fazer networking! Na verdade, isso acaba sendo igualmente importante para as empresas, levando em conta que uma parcela significativa dos clientes encontra escritórios de contabilidade a partir de indicações de negócios que ofertam outros serviços.
Um escritório de advocacia, por exemplo, pode indicar uma empresa de contabilidade para um cliente. Pensando nisso, o ideal é que lideranças da organização participem de eventos online e offline, como palestras, workshops e outros. A ideia é tornar a marca conhecida dentro e fora do mercado contábil.
7 – Valorize a sua presença no meio digital
Em alguns dos itens anteriores nós tocamos brevemente no meio digital para a captação de clientes em potencial, mas é preciso pensar nessa tarefa de maneira mais prática. A produção de conteúdo para as redes sociais, por exemplo, é uma das melhores formas de entregar algo que eleve a marca.
Pegando o primeiro item como exemplo, recursos como o gravador de tela do Wondershare Filmora podem ser usados para desenvolver materiais audiovisuais para as redes, como por exemplo em dicas para declarar o imposto de renda. Navegar em sites dessa natureza pode ser explicado e facilitado.
8 – Invista em campanhas de indicação
Nós já mencionamos a indicação de clientes por empresas, mas e quanto a indicação de clientes por parte de outros clientes? Os resultados são igualmente eficazes, mas os meios para atingir esse objetivo se distinguem. Neste item precisa existir algum tipo de campanha de indicação e benefícios.
No geral, campanhas de indicação fornecem benefícios para clientes que trazem outros para o negócio, o que pode ser feito na forma de descontos em serviços futuros. Todas as partes envolvidas ganham: os clientes gastam menos e o escritório de contabilidade vê sua base de clientes aumentar.
Como montar uma boa apresentação para clientes com o Filmora?
Pegando a primeira dica da lista acima, nós vamos ensinar como criar uma boa apresentação para clientes usando o software Wondershare Filmora, disponível para os sistemas operacionais Windows e macOS. O tutorial abaixo dá um panorama geral, mesmo para quem não é expert na área de edição.
1 – Baixe e instale o Wondershare Filmora
A utilização do Wondershare Filmora para criar apresentações a clientes começa com o download e a instalação do software, diretamente no site inicial. É indispensável que você confira se a versão que está baixando é apropriada para o sistema operacional Windows ou foi desenvolvida para o macOS.
2 – Tenha arquivos originais a serem editados
Uma boa apresentação do escritório de contabilidade deve contar com materiais originais, incluindo imagens e vídeos do espaço e dos profissionais que o compõem. Esses arquivos serão utilizados durante a edição do vídeo de apresentação e podem ser editados usando o próprio Wondershare Filmora.
3 – Considere formatos para as várias redes sociais
Cada rede social tem um formato distinto, de forma que os vídeos de apresentação desenvolvidos para elas devem se adequar. Isso inclui diferenças de duração, dimensões e até mesmo tamanho dos arquivos. O Wondershare Filmora traz ferramentas variadas que auxiliam nessa parte do processo.
4 – Grave a tela com a apresentação de PowerPoint
O próximo passo é iniciar a apresentação de PowerPoint no seu computador. Quando o software estiver aberto, acesse o Wondershare Filmora e encontre o recurso de gravação de tela. Lembre-se: quanto mais longo for o tempo que capturar a tela, maior será o tamanho do arquivo da apresentação.
5 – Edite o resultado das gravações e exporte
O passo final é realizar as edições do material gravado, de acordo com os seus objetivos. Quando isso for concluído, você pode então exportá-lo. É recomendado que escolha sempre as configurações mais altas, a fim de que o material resultante tenha acuidade visual e seja mais bonito para o público-alvo.
A tarefa descrita acima, a qual utiliza o Wondershare Filmora, garante que clientes em potencial tenham um contato mais direto com o escritório e saibam o que esperar de uma futura parceria. Por conta disso, é indispensável garantir a qualidade das imagens, buscando representar profissionalismo.
Como mencionado logo nos parágrafos iniciais, todas as dicas para atrair clientes e técnicas para criar apresentações de qualidade devem vir aliadas de um bom trabalho. A dedicação nos serviços prestados é a marca registrada dos escritórios bem-sucedidos, unindo inovação com expertise na área.