O Dia do Cliente é comemorado neste dia 15 de setembro e para estreitar o relacionamento com os consumidores, diversas marcas oferecem descontos, mas o investimento em ações promocionais deve sempre ser acompanhado pelo bom atendimento e a possibilidade de fidelização do cliente.
Nesse dia acontece um aumento na taxa de conversão das compras e o ticket médio das empresas que o aproveitam. De acordo com análise da Social Miner e Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendiam comprar itens de necessidade com melhor preço na data em 2020.
Além das tradicionais estratégias de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos e brindes especiais, especialistas listam sete dicas para garantir uma melhor experiência para o consumidor na data e após:
Monitore o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca
Monitorar o que está sendo falado sobre sua marca é crucial, pois é a partir das informações coletadas, principalmente no ambiente virtual, que as empresas criam estratégias eficazes para construir um relacionamento a longo prazo com seus diferentes públicos.
Esse acompanhamento também possibilita entender quais canais seus clientes utilizam com mais frequência, agilizar as interações, identificar ameaças e oportunidades, além de entender o comportamento do seu público.
Lucas Nazário, CEO da Knewin, referência em monitoramento e análise de mídia espontânea no Brasil e na América Latina , destaca a importância da combinação de dois serviços para coletar insights que melhoram a tomada de decisões.”O monitoramento age a curto prazo reunindo reações, interações, comentários e sentimentos da marca no momento atual – é, portanto, um serviço mais quantitativo e imediatista”, diz Lucas. “O social listening, por sua vez, compila essas informações e oferece uma visão ampliada de como a marca está sendo percebida ao longo do tempo – é uma ferramenta qualitativa”, explica Lucas.
Invista em interação com o consumidor
Em um mundo cada vez mais digital, investir no contato com o cliente por meio de um atendimento mais humanizado é fundamental para atrair e fidelizar os consumidores. Um dos recursos que vêm sendo cada vez mais utilizado é o live Commerce – recurso que permite às marcas, com auxílio da tecnologia, fazer transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo.
Treine a equipe
Ter uma equipe bem treinada, que saiba tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e com conhecimento profundo do produto, é fundamental para que eles se sintam bem atendidos e confiantes em caso de necessidade.
Consolide-se no meio digital
Empresas de varejo que necessitam vender mais precisam estar integradas aos grandes marketplaces. Conhecendo seus clientes e suas preferências de compras, procure adentrar ao mercado mais usado pelos consumidores.
Prepare a logística para a demanda
O recebimento dos produtos é um dos principais critérios que os clientes utilizam para avaliar a experiência de compra com uma empresa. Uma entrega rápida, com preço justo e pontual é um grande passo para o próximo pedido. Na pandemia, as pessoas começaram a fazer mais pedidos online, e o aumento da demanda pode se tornar um desafio.
Uma dica é sempre compartilhar a previsão de chegada em tempo real e permitir que o cliente envie digitalmente seu feedback. A transparência ajuda o cliente a se preparar para o recebimento, agiliza o dia do motorista e o feedback permite que você sempre melhore e deixe seus clientes cada vez mais felizes.
Melhore a experiência dos clientes
O cliente de hoje exige boas experiências. Por isso, é necessário pensar no consumidor acima de tudo. E investir em tecnologia, inteligência de vendas, logística e pagamentos, de forma integrada, pode ser uma boa estratégia para que o negócio prospere.
Integre os canais de atendimento
O cliente quer praticidade e rápida resolução em todos os canais em que consome produtos ou serviços. Em redes sociais, aplicativos, sites e muitos outros canais, a demanda de atendimento é 24×7. Ao contar com robôs virtuais para suprir as necessidades dos clientes de forma fácil, eficiente e instantânea, é possível responder a perguntas frequentes, coletar informações e até direcionar o contato para um atendente com automatização.
Com informações FSB Comunicação e Lucas Nazário, CEO da Knewin